27/10/2007

Páginas de um livro

Acordo do turpor da leitura. Esfrego os olhos sem ter noção do tempo nem do lugar. Onde estou? Há quanto tempo estou aqui? Dou-me então conta que saí da minha letargia literária porque mais um capítulo acabou. Foi longo. Começou de forma bela e delicada e absorveu-me por completo. Pelo meio, uma história dramática escrita a sangue num sem fim de páginas. História que me marcou a ferro e fogo mas incapaz de me roubar uma lágrima... doeu demais para poder chorar. Continuei a minha leitura tentando que estas páginas não me afectassem, afinal a história continuava. Na minha cabeça pairavam as frases dolorosas que construíram páginas negras neste livro... Qualquer bom escritor deveria ter terminado o capítulo aí. Uma pausa para assimilar a tenebrosidade daquela passagem seria bem recebida. Mas não terminou e eu não consegui parar de ler, queria saber como acabava. Havia outros motivos de interesse neste capítulo. Foram eles que me mantiveram agarrado ao livro... Continuei então, tentando abstrair-me e saboreando páginas mais doces desta história. "Deveria ter feito uma pausa" continua a minha mente a murmurar. Deixei-me levar pela leitura, num resto de capítulo que começava a ser monótono, mesmo nas partes mais belas. Virei mais uma página e senti nas palavras escritas um tom de suspense. O que iria acontecer? Desconfiei que me iria deparar com algo de bom ao virar da página. Num capítulo estranho, que eu não conseguía parar de ler, poderia ser o golpe de teatro que precisava para que a minha leitura voltasse a ser interessante. Acreditei nisso e segui... mas ao virar da página... o capítulo acabou. Agora que as páginas negras deixavam de pairar na minha cabeça, em que podia saborear a doce leitura de uma história de amor, tudo acabou e nem dei conta. Voltei momentaneamente à página anterior, teria saltado alguma página? Apercebi-me que não, o capítulo acabava mesmo... e acordei do turpor da leitura, porque mais um capítulo tinha acabado. Foi duro demais, preciso de me preparar para o capítulo seguinte. Infelizmente este livro não pode ser colocado na prateleira até termos coragem de pegar nele de novo e continuar a ler; o próximo capítulo já começou. Resta saber quais as histórias que terminaram e quais continuam neste novo capítulo do livro que é a minha vida.

Sem comentários: