21/09/2007

Pedras no caminho

Sinto que vivo num Big Brother e ninguém me diz, do género "Man on the moon". Por vezes achamos que há algo que só nós sabemos, é um segredo nosso. Mas depois... eis que surge alguém e aponta para a toca do coelho como quem diz: eu sei algo que tu pensas que eu não sei!!! Soa a estranho. E mais uma vez descobres uma pedra no teu caminho que não sabias que estava lá. Comparo isto a caminhar de noite por uma estrada com pedras de diferentes tamanhos. Se caminharmos sem cuidado acabamos por bater nas pedras. A diferença é que as pedras pequenas não fazem grande mossa enquanto que as maiores podem causar um grande sofrimento. Mas também há momentos em que um raio de luar pode iluminar um pouco a estrada, apenas o suficiente para vislumbrarmos as pedras à nossa frente. Esse meu raio de luar surgiu agora e tenho a tentação de o aproveitar para olhar para trás e tentar perceber onde bati... Tinha uma guia que me avisava das pedras, mas mesmo assim bati!
Podia culpá-la e dizer que não foi competente. Mas não estaria a ser justo pois fui eu que não ouvi. Agora que percebi a razão de ter batido sei que seria mais fácil caminhar no escuro pois iria saber ouvir o guia. Mas essa guia foi-se... talvez para nunca mais voltar.
No fundo sinto a necessidade de lhe pedir que se mantenha ao meu lado, e acredito que a nossa caminhada poderia ser mais fácil a partir do momento em que eu conhecesse as minhas pedras. Mas também sei que ao caminhar ao meu lado também ela bateu nos meus obstáculos. Não a censuro por não querer sofrer mais. Mas será que não merecíamos tentar?...

Sem comentários: